Guia de liquidação para o protocolo Venus

Assim que depositamos alguns ativos (tokens) no protocolo Venus, temos direito a receber juros (na moeda depositada, mais recompensas pagas em XVS). O protocolo Venus nos oferece outras opções, além dos juros sobre nossos tokens, podemos tomar um empréstimo usando nosso ativo como garantia para esse empréstimo.

Quanto posso pedir emprestado?
Para cada token no protocolo Venus, há um “fator de garantia”, que indica o valor máximo que podemos tomar emprestado contra nossa garantia para esse token específico.

Para o nosso exemplo, usaremos o token DOT, que possui um fator colateral de 60%. Portanto, o valor MÁXIMO que podemos tomar de empréstimo é 60% do valor em USD de nossa garantia depositada no protocolo Venus. Chamamos esse valor de ‘‘Limite de empréstimo’’. O limite de empréstimo é exibido na seção “painel” do app.venus.io como uma barra que mostra a porcentagem do nosso limite de empréstimo usado. Este indicador varia de 0% a 100% (em termos do valor do nosso penhor em USD, representa 0% a 60% do valor do nosso penhor). Para deixar claro, 100% do limite de empréstimo utilizado representa 60% do valor de nossas garantias. Nunca devemos deixar o limite do empréstimo chegar a 100%, pois nesse ponto podemos ser liquidados.

Esclarecimento: Até a data de 15/08/2022, todos os tokens têm um fator de garantia entre 40-80%, isso pode, obviamente, mudar em propostas futuras.

Então, o que significa ‘‘Ser Liquidado’’?
Se nossa posição for liquidada, isso significa que permitimos que o liquidante pague nosso empréstimo e lhe damos o direito de assumir nossa garantia fornecida igual ao valor pago pelo liquidante + 10% desse valor, que permanece como lucro.

Qual é o valor máximo de liquidação?
O liquidante, liquida nossa posição o suficiente para pagar nosso empréstimo, no máximo 50% do valor do empréstimo, que é imediatamente tomado na forma de nosso ativo entregue mais 10% adicionais como taxa de liquidação (ou seja, lucro para o liquidante ).

Posso ser liquidante também?
Sim, qualquer pessoa pode ser liquidante (com a introdução da nova tokenomics v3, qualquer pessoa que possua pelo menos 200.000 XVS pode). Você precisa saber se comunicar com a função correspondente ao contrato inteligente vToken, encontrar a pessoa na posição de liquidação, você precisa ter BNB para pagar a taxa do GAS e ativos para quitar o empréstimo. Bots que fazem tais liquidações automaticamente são frequentemente programados para fazê-lo em segundos, então muitas vezes será muito difícil (você pode tentar) fazer as liquidações manualmente, embora não seja impossível.

Então, qual é a minha perda real?
Quando você é liquidado, tecnicamente sua única perda é a taxa de 10% para o liquidante (agora 5% para o liquidante e 5% como lucro de protocolo).

Vamos mostrar tudo em detalhes usando um exemplo
Depositei $100 em DOT e tomei emprestimo de $60 em BNB.

Então, como proceder depois…

1) Empréstimo: garantia de $100, dívida de $60, $60 (tomado emprestado) na minha carteira
Então nós depositamos $100 e pegamos $60 emprestados - nossa dívida são os $60 que temos em nossa carteira.

2) Liquidação: garantia de $67, dívida de $30, $60 na minha carteira
Durante o processo de liquidação, o liquidante nos pagou metade de nossa dívida (US$ 30) e, em troca, recebeu US$ 33 de nossa garantia (US$ 30 + taxa de 3 dólares)

3) Pagamento do empréstimo: garantia de $67, dívida de $0, $30 na minha carteira
Usamos $30 da nossa carteira para pagar a dívida

4) Resgatar: $0 de garantia, $0 de dívida, $97 na minha carteira
No momento em que retiramos nosso penhor de volta para a carteira, tínhamos $ 97 restantes lá, então nossa perda real após um processo de liquidação é $3 = 3% do nosso penhor total

MAS CUIDADO! O truque é que os liquidatários podem liquidá-lo repetidamente até que seu empréstimo esteja “saudável”, portanto, se você ainda estiver acima do limite máximo de empréstimo após a primeira liquidação, será liquidado novamente.

Tomar $60 emprestados significaria usar meu limite máximo de empréstimo, então eu poderia ser liquidado imediatamente. Se você vai trabalhar com empréstimos, é necessário sempre tomar menos empréstimo para não chegar ao ponto de liquidação.

Como chego ao ponto de liquidação?

1 - Mudança no valor do ativo que fornecemos:
Se esse valor cair, o risco de liquidação aumenta porque temos um valor atual em USD mais baixo como garantia do nosso empréstimo, o percentual do limite de empréstimo aumenta, estamos mais próximos do ponto de liquidação. Por outro lado, se o valor de nossas garantias aumentar, o risco de liquidação diminuirá.

No exemplo, usamos DOT como garantia, portanto, se o preço do DOT cair, o risco de liquidação aumenta, se o preço do DOT aumentar, o risco de liquidação diminui.

2 - Mudança no valor do ativo que tomamos emprestado:
Por exemplo, se tomarmos emprestado BNB e o preço do BNB subir, o valor do nosso empréstimo em USD também começará a subir. Claro, isso também nos aproxima de usar o limite máximo de empréstimo, e o risco de liquidação aumenta. Pelo contrário, se o preço do BNB cair, o valor do nosso empréstimo em USD também cairá, assim como o risco de liquidação.

Se você usar um ativo volátil como garantia e também pegar empréstimo de ativo volatil também, você deve monitorar cuidadosamente sua conta, e em caso de movimentos significativos do mercado, reagir a eles ajustando o valor do empréstimo, etc. Ao contrario, se os ativos do colateral e do empréstimo são os mesmos, o risco de liquidação neste caso é quase zero. porque o valor do seu penhor e do empréstimo em USD muda ao mesmo tempo.

Nosso limite de crédito também é alterado lentamente pelos juros variáveis ​​que ganhamos em nossas garantias como juros no mesmo token que fornecemos ao protocolo. Claro, é o mesmo com o empréstimo, onde esses juros variáveis ​​são adicionados ao nosso empréstimo (por isso aumenta muito lentamente).

Por fim, vamos esclarecer alguns termos:
Fornecimento: Valor em USD que depositamos
Empréstimo: Valor em USD que tomamos emprestado
Ponto de liquidação: Valor em USD que nosso colateral tem que cair para nos colocar em posição de liquidação.

Calculando um exemplo:
Fornecimento x 0,6 (fator de garantia de 60% para DOT) = Valor máximo para empréstimo = Ponto de liquidação

Escrito por
Dominik - Venus Blue Star Embaixador